Criança precisa de plano odontológico infantil?
Todos sabem que os cuidados com os dentes são fundamentais desde a primeira infância, até mesmo antes dos dentes de leite começarem a nascer. No entanto, você já parou para pensar na necessidade de ter um plano odontológico infantil? A partir do plano odontológico infantil, a saúde bucal do seu bebê será mantida e você ainda estará prevenindo que diversos problemas bucais atinjam a boca da criança posteriormente.
Além disso, através do plano odontológico infantil o seu filho será estimulado a criar o hábito da higiene bucal desde pequeno. Com o plano odontológico infantil, a prevenção e tratamento de várias doenças podem ser feitas sem pesar no bolso do paciente, já que será feito um pacote.
O plano odontológico infantil irá ajudar a prevenir a cárie na boca da criança
A higiene bucal é algo fundamental que deve ser feito principalmente dentro de casa. As escovações devem ser feitas depois de todas as refeições, antes de acordar e antes de dormir. Em casos onde os dentes não tenham nascido, os responsáveis pela criança devem higienizar a boca da criança através de uma gaze limpa e água, para retirar resquícios de leite na boca do bebê. Essa ação evitará problemas como:
- Placa bacteriana;
- Tártaro;
- Cárie;
- Manchas escuras nos dentes.
Cuidando dos dentes das crianças desde essa fase, ela irá crescer com dentes e gengivas mais fortes e saudáveis. No entanto, somente esses cuidados caseiros não são completos para uma boca saudável e é aí que entra o plano odontológico infantil. Através desse pacote, os pais terão a liberdade de voltar ao dentista quando quiserem e ainda escolheram os procedimentos que desejam.
Questões para ficar atento em relação à saúde bucal da criança
As crianças são muito vulneráveis a ter infecções na boca por conta das cáries ou inflamação na gengiva. Apesar da supervisão cuidadosa dos pais, isso pode ocorrer porque a criança está comendo doces escondida ou ainda porque não está sabendo escovar os dentes da maneira correta. Portanto, é imprescindível que os pais estejam nos momentos de a escovação e, além de fazer a higiene de maneira correta, ensinar a criança a criar esse hábito para que ela cresça consciente sobre o assunto no futuro.
É válido ressaltar que, em crianças de até três anos, a quantidade de pasta de dente deve ser do mesmo tamanho que um grão de arroz, pois se a criança engolir essa substância, não afetará o seu estomago e ainda deixará o flúor na boca da criança. Outra questão é que as consultas no plano odontológico infantil devem ser feitas ao menos de seis em seis meses para que o profissional na área de odontologia possa identificar doenças, até mesmo aquelas silenciosas que crescem na boca do paciente sem o seu conhecimento.
Hoje existem vários tipos de plano odontológico infantil disponíveis no mercado e você pode escolher a cobertura que melhor se encaixa com a sua realidade, de saúde bucal até a financeira, e fechar o melhor plano odontológico infantil para você e para a sua família. Pesquise sobre o assunto e contrate já o seu.