Saiba porque vale a pena investir no plano odontológico preços
Tratar da saúde oral é primordial. Ter dentições bonitas e saudáveis vai muito além da aparência física. Um sorriso bem cuidado pode impedir o surgimento de doenças graves, que atingem diversos órgãos do corpo humano. Porém, seja por falta de tempo, por medo ou pelo preço, muitos indivíduos adiam sua ida aos consultórios, deixando para depois àquele procedimento dentário essencial.
No mercado nacional, a crise financeira também é responsável pela baixa frequência de homens e mulheres nas consultas médicas e dentárias. A prevenção, que deveria ser o carro-chefe desta lógica, tem ficado em último plano, comprometendo a saúde oral. Na esperança de melhorar este cenário, surgiram os planos odontológicos. A maioria fornece coberturas básicas e, por isso, o plano odontológico preços acaba sendo mais acessível e popular.
Tire todas as dúvidas sobre valores do plano odontológico preços: é caro ou possui custo-benefício?
Apesar do progresso na área odontológica e do acesso maior a planos dentários, há especialistas que não indicam a contratação de um convênio. Para um grupo de dentistas, diferente do plano de saúde médico, que garante internação emergencial e acesso a atendimentos variados, alguns planos odontológicos deixam a desejar no quesito cobertura. Por esta razão, se tornam caro ao longo do tempo. Muitos pacientes preferem não contratar o trabalho de saúde oral por convênio, porque dizem que o custo que pagam é alto se comparado aos procedimentos disponíveis.
Lógico que essa não é a realidade de todos os convênios. Existem no mercado os que fornecem uma grande variedade de especialidades e atendimentos diferenciados, e o investimento em longo prazo é compensador. Em teoria, antes de contratar o trabalho, o paciente precisa colocar na balança se o plano odontológico preços se encaixa no orçamento familiar e se realmente o atendimento atenderá as expectativas.

Faça as contas x plano odontológico preços
Vamos começar do seguinte ponto: o cuidado com a dentição não pode se limitar as visitas ao especialista ou a contratação de um plano odontológico. Essas são sim, duas excelentes maneiras de você monitorar a saúde bucal e continuar mantendo seu sorriso lindo e saudável. Mas não é possível, que com tanta informação, os indivíduos ainda pensem que somente contar com o dentista ou convênios irá lhe render dentes brancos e alinhados.
O principal método para ter um belo sorriso depende muito mais dos usuários do que dos profissionais da odontologia. Dessa forma, indivíduos que investem na escovação desde cedo, utilizam fio dental, enxaguantes orais e frequentam o consultório de seis e seis meses, dificilmente desenvolverão problemas na boca. Lógico que imprevistos acontecem, e um dente quebrado pode ocorrer na vida até dos mais cuidadosos. Mas ainda assim, o gasto em procedimentos corretivos será baixo.
Agora, pensando por outro lado, quem só busca o especialista quando percebe um sintoma grave ou não aguenta mais as dores orais, vai pagar o preço do seu descaso com a saúde. Normalmente, as consultas dentárias de emergência e urgência são mais caras, como em qualquer tratamento. E, nesse ponto, vale a pena ter realizado o investimento em plano odontológico. O pagamento das parcelas mensais fará todo sentido quando o beneficiário mais precisar, e o plano odontológico preços torna-se extremamente válido.
No entanto, para pacientes muito preocupados com a saúde da cavidade bucal, que tomam todos os cuidados requisitados, talvez o plano odontológico pese no orçamento e não atenda as principais demandas. Normalmente, os convênios dentários cobrem situações básicas, como tratamento de cáries, restaurações, higienização, radiografias e pequenas cirurgias.
Quando o paciente necessita de trabalhos mais complexos, como implantes, próteses, aparelhos ortodônticos, lentes de contato e clareamento dental, grande parte dos planos de saúde dental não fornece essas coberturas. Para este público, pode ser que o plano odontológico preços não supra as expectativas e seja aquele "velho barato que custou caro".
Segundo análise realizada no site Proteste, principal meio de reclamações via internet - o plano odontológico preços pode variar conforme seu perfil no mercado. Um cálculo rápido poderá mostrar se é caro ou barato ter acesso ao trabalho. Quem utiliza os planos somente para higienizações e aplicações de flúor, pode não estar economizando direito.
O recomendado é que os usuários que contratem os convênios estejam informados de que a maioria não cobre tratamentos de alta complexidade, e que para ter acesso, o consumidor terá que arcas com despesas extras, fora o pagamento das parcelas mensais ou anuais. Para muitos indivíduos, o investimento vale a pena, porque não dá conta de um especialista particular. Já, para outra parcela da população, o plano odontológico pode sair mais caro do que se pensa.
Com o plano odontológico é possível investir em sua saúde oral
Mesmo que existam pontos negativos, como tudo na vida, investir em plano dentário geralmente sai mais em conta do que visitar um especialista privado. De acordo com a tabela de Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos de São Paulo (levantamento realizado em 2016), fazer uma boa limpeza, uma restauração e o procedimento de um canal custa fica mais caro na rede privada.
O mesmo tratamento realizado por especialistas credenciados pela rede de atendimento em plano de saúde odontológico, normalmente são mais baratos. Sendo assim, é possível gastar menos. Mas, antes de contratar um plano odontológico, verifique os seguintes critérios:
-
coberturas diferenciais;
-
rede de profissionais capacitados;
-
qualidade no atendimento e serviços;
-
abrangência territorial;
-
possibilidade de coberturas sem carência;
-
atendimento emergencial e de urgência;
-
períodos de carência (dependente do plano).
Para não se decepcionar após a contratação de um plano odontológico preços, não hesite em fazer um planejamento simples. Calcule com sua família se o custo dos tratamentos ortodônticos, feitos periodicamente, caberão dentro do orçamento estipulado, mesmo sem contar com um convênio com pagamento mensal.
Assim que esse cálculo for feito, analise também se seu salário consegue dar conta de surpresas desagradáveis, como atendimentos de emergência, ou até mesmo, se o plano odontológico preços se encaixa no seu planejamento. Como se trata de um negócio, com pagamento de parcelas e cobrança, é essencial realizar uma pesquisa antes de contratar qualquer tipo de plano.
No entanto, não se atenha apenas aos preços. O principal foco dos usuários deve ser sempre a saúde oral. O grande erro da maioria dos indivíduos talvez seja colocar o investimento preventivo como um gasto. Num futuro bem próximo, você e sua família verão que o dinheiro investido retornará em bem-estar e qualidade de vida. Uma conta que sempre vale a pena.

Saiba qual é a média do mercado sobre o plano odontológico
O abatimento dos planos dentários podem ser mensais ou anuais. O custo anual, geralmente é quitado à vista e tem o benefício da carência zero (ou seja, assim que o contratante quitar a parcela, pode usufruir dos serviços na mesma hora). Já as parcelas mensais variam de acordo com o perfil e as coberturas contratadas nos convênios.
Mas na média, um plano individual ou familiar tem custos acessíveis. Por este plano odontológico, grande parte já fornece ao paciente diversas vantagens, entre elas, cobertura ampla e tratamentos sem carência. No caso dos planos empresariais de saúde odontológico, os preços ficam ainda mais baixos. Algumas operadoras, dependendo da quantidade de funcionários cadastrados no convênio, conseguem oferecer este benefício por parcelas que não pesam no bolso do trabalhador.
Na ponta do lápis, muitas famílias e companhias preferem aderir aos planos odontológicos. Afinal de contas, o custo a ser pago por mês acaba sendo inferior do que se fosse investido em um consultório particular. Além de tudo isso, o compromisso de arcar com as parcelas é uma forma de "obrigar" o paciente a frequentar o dentista regularmente.
Apesar de muitas pessoas falarem que não vale a pena, e que os planos dentários não auxiliam o cliente quando ele realmente necessita, a verdade é que entre ter acesso a um e não ter, fique com a segunda opção. Por que vale a pena investir:
-
os beneficiários passam a frequentar o consultório com assiduidade;
-
quanto mais consultas, mais procedimentos preventivos e redução de desenvolver doenças dentárias;
-
confiança no dentista e atenção maior à saúde bucal;
-
rede de profissionais credenciados são especializados e qualificados no mercado;
-
para as empresas o plano ajuda a manter a produtividade dos funcionários e reduz as faltas no trabalho, por causa de problemas bucais;
-
plano odontológico preços varia conforme a contratação das coberturas.
Veja a realidade dos planos e custo-benefício
O último levantamento do setor aponta que cerca de vinte e dois milhões de indivíduos tornaram-se adeptos aos planos odontológicos. Segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), este índice é bastante significativo e não para de crescer. Para Júlio César Felipe, CEO de uma das seguradoras do Brasil, o plano de saúde é considerado prioridade para muitos brasileiros, enquanto o odontológico ainda não é visto como essencial.
No entanto, aos poucos, essa realidade está se transformando, e muitas famílias passaram a incluir o plano odontológico no seu dia a dia. Este comportamento se modifica à medida que a população compreende as vantagens de manter a saúde bucal em dia. E mais: não se pode separar saúde oral de saúde completa.
Outro número importante. A mais recente pesquisa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aponta que de dois mil a dois mil e oito, elevou muito a contratação de planos odontológicos individuais. O aumento chegou a 500%. Mesmo com a boa notícia para o setor, há muito o que se fazer. A falta de informação sobre a real importância dos convênios e suas coberturas fazem com que muitas pessoas deixem de contratar.
Os tabus e mitos que circulam o procedimento oral também inibem a contratação dos trabalhos. Afinal de contas, não é raro ouvir indivíduos contando que foram no especialista pela última vez há cinco anos. Porém, ainda em 2019 existem homens e mulheres que só buscaram atendimento de um profissional quando o dente começa a incomodar. O problema fica ainda maior quando esses indivíduos são pais e mães, e acabam transmitindo aos filhos a falta de cuidados dentais.
Há crianças que jamais visitaram um profissional da odontologia na vida. A taxa é alta: segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de trinta milhões de crianças entre zero e 13 anos, não conhecem um consultório odontológico. Fica complicado pensar que eles tenham acesso em casa a costumes corretos de limpeza. Um momento bastante complicado, mas que está mudando, graças ao fortalecimento dos convênios dentais.
Mais qualidade de vida com plano odontológico
Apesar do plano odontológico pode variar de acordo com o seu perfil, uma coisa é fato: em médio e longo prazo os pacientes se sentem satisfeitos após a adesão. E a principal razão é a possibilidade de manter a saúde oral em dia. Outra questão importante. Boa parte dos convênios dentários são vinculados a planos de saúde. Há empresas no mercado que agregam os dois trabalhos, uma facilidade a mais ao consumidor. Quando a operadora só atua no ramo do plano odontológico, analise se a operadora segue todas as regras, principalmente se é séria e idônea.
Depois de contratar o trabalho, a maior queixa dos pacientes não é pelo plano odontológico, mas sim pela quebra de contrato. Ou seja, o usuário comprou e pagou por um tipo de cobertura, e está recebendo outro completamente diferente. Outro ponto relevante é o não cumprimento de um item simples: prestar o atendimento com qualidade. Este é um grande problema para alguns convênios dentários espalhados pelo país. O plano dental também necessita garantir o término do tratamento do usuário com determinado especialista, mesmo que o mesmo tenha sido descredenciado do convênio.
Fique atento a essas instruções antes de contratar um plano dental:
-
confira se o plano a ser contratado está ativo no mercado;
-
análise suas prioridades e qual o melhor plano para você e sua família;
-
pesquise para saber se a empresa está registrada no site da ANS;
-
faça uma pesquisa de preços e análise da situação da empresa no cadastro de reclamações;
-
coberturas;
-
carências;
-
verifique a abrangência geográfica;
-
exclusões (implantes e próteses).
Adquirir um plano odontológico empresarial para sua empresa é fundamental!
Um dos planos odontológicos que mais cresce no país é o empresarial. Mesmo em corporações de pequeno porte, que contam com a prestação de trabalhos de um número reduzido de colaboradores, os empresários têm percebido a relevância de incluir planos de saúde médico e dental no pacote de vantagens.
A razão da busca é simples: quanto mais os trabalhadores se sentem motivados, mas a produção melhora a qualidade. Além de tudo isso, colaboradores doentes, ou que necessitam faltar sempre que um problema oral aparece, geram prejuízos às empresas. Em um cálculo rápido fica simples compreender que oportunizando acesso a convênios dentários, todo mundo ganha, ou seja, empregadores e empregados.
E mais, os investimentos em plano odontológico, normalmente são mais acessíveis financeiramente. Quanto mais colaboradores aderirem ao paciente, mais barato será o abatimento mensal. Outra questão importante dos planos dentais empresariais é a assistência diferenciada. A maioria garante coberturas completas, inclusive com a vantagem de carência zero. Isto é, assim que a empresa fecha o contrato, o mesmo passa a vigorar e o usuário já pode contar com os trabalhos.
O abatimento das parcelas pode ser feito de diversas maneiras. No primeiro caso, o colaborador tem a possibilidade de arcar com as parcelas sozinho, descontando o valor do plano odontológico diretamente na folha de pagamento. Também é possível dividir a conta com o gestor. A operadora paga cinquenta por cento e o colaborador a outra parte. Mas como o plano odontológico costuma ser uma das modalidades mais acessíveis, grande parte das corporações paga o custo integralmente. Confira demais diferenciais do plano de saúde empresarial:
-
carência zero;
-
mensalidade reduzida;
-
negociação de preços ampliada;
-
abatimento no imposto de renda;
-
maior cobertura em relação a outros planos.

A saúde e a relação com dentições saudáveis
Você sabia que a prática de limpeza oral é algo muito antigo? Sim, nossos avós, bisavós e tataravós já escovavam as dentinas, mas os costumes de higienização iniciaram muito antes disso. Foram nossos ancestrais menos evoluídos, o famoso homem das cavernas, que mesmo nas suas condições restritas, praticava a higienização das dentinas.
A descoberta foi divulgada por arqueólogos, que descobriram que o homem de Neandertal há 45 mil anos era "cuidadoso" com a dentição. A higienização era realizada, possivelmente por algum material pontiagudo, mas os fósseis de molares encontrados comprovam que a preocupação com a higienização existia. Se há milhares de anos, nossos antepassados já tentavam manter os bons costumes de limpeza mesmo com pouquíssimos recursos, em pleno século 21 não deveria haver desculpas para descuidarmos da saúde oral.
Se em outro período, os métodos de limpeza eram escassos, hoje muitos indivíduos simplesmente deixam de frequentar o especialista por medo ou falta de informação. Outros, alegam que não tem dinheiro necessário para fazer os procedimentos. No entanto, nem a situação econômica do país é razão para afastar os indivíduos do consultório. Nos dias de hoje, o plano odontológico preços têm ajudado muitos usuários no acesso a procedimentos preventivos.
Vantagens do plano odontológico preços
Dentes bonitos são muito mais essenciais do que se pensa. Além de deixar o sorriso atraente e bonito, uma boca saudável faz diferença na saúde e bem-estar de todas as pessoas. Um dos meios para conseguir manter a dentição em ordem é através do plano odontológico preços. Mas, não é apenas as consultas ao especialista que trarão o resultado esperado. No dia a dia, cada pessoa precisa decidir entre querer ter um sorriso irresistível ou não.
Nós iremos lhe dar apenas alguns bons motivos para cuidar da saúde oral. O primeiro é a aparência. Indivíduos com dentições branquinhas e alinhadas melhoram consideravelmente a fisionomia do rosto. Infelizmente, pacientes que sofrem com a perda dentária ficam com a expressão e firmeza da boca e dos lábios comprometida. Dentinas saudáveis também favorecem a dicção ou a boa pronúncia das palavras. O resultado é uma comunicação que tem o poder de fortalecer o convívio social.
Plano odontológico preços: cuide da saúde agora e tenha maior qualidade de vida no futuro
Não espere o seu melhor período financeiro chegar para investir em saúde oral. A demora em começar os procedimentos, especialmente a prevenção, pode adoecer o seu sorriso, levando a problemas sérios em todo o corpo. Se a renda está curta, escolha pelo plano odontológico preços para iniciar a rotina de cuidados com a boca.
No mercado, há muitos tipos de convênios dentários, e sempre podemos encontrar um que caiba exatamente no planejamento orçamentário das famílias brasileiras. Depois de contratar os trabalhos, a conta deixa evidente que é perfeitamente possível realizar uma bela economia usando o plano odontológico preços. Vale a pena não relaxar e cuidar do sorriso com o carinho que ele merece.
Com cuidados simples, como escovação diária, uso do fio dental, bochechos e frequência regular ao dentista, o sorriso lindo e saudável será seu cartão de visitas pelo resto da vida. Além do mais, para cada fase da vida, há um plano odontológico preços especial. Analise os custos, as coberturas e as maneiras de pagamento dos convênios disponíveis no mercado e escolha o que melhor se adapta as suas necessidades. Mas fique de olho naquele plano odontológico que promete muitas facilidades, por um custo muito reduzido.
Antes de fechar o contrato, preste atenção a tudo que o plano odontológico fornece. Analise o âmbito de abrangência territorial, qual a rede de dentistas credenciados, se possui carência ou não, e até mesmo a reputação da empresa nos sites de reclamação. Com a concorrência grande, há companhias que correm atrás dos usuários apenas com a promessa do melhor custo, no entanto, o plano odontológico não deve ser apenas o único atrativo.
Como de costume, os planos são mais acessíveis que as consultas particulares e não há nada de errado em fornecer aos usuários um atendimento mais barato. O que não pode jamais é prometer algo e não cumprir. No caso do plano odontológico, deixar de garantir ao usuário um atendimento que ele necessite, por pura ignorância, não abala apenas a relação de confiança entre paciente e empresa, mas pode custar sua saúde.
Dessa maneira, feche contrato com planos dentais que tenham como principal meta a manutenção da saúde dos usuários. Com a certeza de um bom atendimento, os indivíduos pagarão pelo serviço sem peso na consciência. O resultado será um sorriso saudável e atraente, livre de cáries, tártaro, gengivite, mau hálito e infecções. Um sorriso perfeito é capaz de ajudar e melhorar o estado de espírito, fortalecendo a autoestima e a qualidade de vida. Sorrir se torna um grande prazer.