O que é o aparelho ortodôntico feito no plano dentário cobre aparelho
O aparelho dentário é algo muito procurado quando se trata de saúde bucal. Além de corrigir a posição dos dentes como uma maneira de os deixar mais bonitos, os aparelhos ortodônticos feitos no plano dentário cobre aparelho tem a importante função de melhorar a mastigação do paciente, sua fala, a qualidade da sua respiração, entre outras situações.
A ortodontia é uma área específica do plano dentário cobre aparelho que cuida dessa especialidade. O objetivo dela é corrigir o mau posicionamento dos dentes e das estruturas ósseas da face, fazendo com que o paciente tenha uma melhora no seu equilíbrio dental e na face. Através do diagnóstico preciso, o dentista do plano dentário cobre aparelho irá dizer qual é o aparelho mais indicado para a situação de cada paciente, o que melhorará a sua estética e funcionalidade.
Os aparelhos ortodônticos estão divididos em cinco categorias:
- Preventivos;
- Interceptativos;
- Corretivos;
- Pré-protéticos;
- Orto-cirúrgicos.
No caso dos aparelhos do plano dentário cobre aparelho que são preventivos, o paciente o usa para evitar a má oclusão, que seria a falta de encaixe nas arcadas dentárias. Isso prejudica o desenvolvimento dos dentes e hábitos, como chupar o dedo e colocar a língua entre os dentes, reforçam esse problema. Os aparelhos interceptivos também tem o objetivo de interromper a má-oclusão, mas de maneira mais acentuada.
Já os aparelhos corretivos são aqueles aparelhos que também tratam da má oclusão, mas de maneira mais precisa. Já os aparelhos pré-protéticos movimentam a posição de alguns dentes para que o paciente possa fazer a instalação de uma prótese ou implante. Por fim, o aparelho orto-cirúrgico cuida de problemas mais complexos relacionados a má oclusão, como por exemplo a alteração na base óssea.
Quais tipos de aparelho existem?
No plano dentário cobre aparelho o paciente pode encontrar os modelos fixos ou removíveis. Porque usar cada um destes vai depender do diagnóstico realizado pelo profissional na área de odontologia. O mais comum é o fixo, que tem como característica as bandas, fios e bráquetes.
Com ele, os dentes são puxados para a posição certa e, se o paciente não for ao dentista uma vez por mês ou retirar antes do momento pedido, ele não terá o efeito esperado. Os cuidados com a higienização dos dentes também é algo que deve ser levado em conta e requer muita atenção do paciente. Entre os materiais que podem ser utilizados nesse aparelho estão:
- Metal;
- Policarbonato;
- Porcelana;
- Safira.
Já os aparelhos removíveis, que são indicados para crianças de até 12 anos com o objetivo de guiar os dentes para a posição correta durante o crescimento facial. Outro modelo muito utilizado no plano dentário cobre aparelho é o alinhador, que é produzido com a ajuda de softwares e não possui fio ou suporte de metal.